top of page

Um Brasil cooperativo


É fato relevante, e de papel estratégico, a presença das cooperativas no dia a dia das comunidades. Nós, que convivemos mais intimamente com esse sistema, conhecemos de cor e salteado esse conceito. Em Santa Catarina, ele está presente em absolutamente tudo. Onde existe cooperativismo, existe desenvolvimento local e bem-estar social. Nunca é demais lembrar disso.


Pesquisa mundial realizada pela Aliança Cooperativa Internacional coloca duas cooperativas catarinenses entre as 300 maiores do mundo. A Aurora Coop ocupa a 39ª posição, considerando o faturamento em relação ao PIB per capita, e a Cooperalfa aparece na 144ª colocação. À primeira vista, podem parecer apenas números frios. Mas não são. Neles estão embutidas ações de desenvolvimento rural pouco antes experimentadas: geração de valor, empregos, impostos, além da construção de uma sociedade mais justa e comprometida. Soma-se a isso um elevado nível de governança e estratégias de negócios bem definidas, que formaram um cenário altamente favorável.


No Brasil, são 21 cooperativas listadas entre as 300 maiores. Além das duas catarinenses, aparecem três de São Paulo, uma de Minas Gerais, uma de Goiás, três sistemas nacionais — Sicoob, Sicredi e Unimed — e 11 do Paraná. Esse número expressa claramente o crescimento do cooperativismo paranaense. O Paraná é hoje, disparado, o estado com melhor desempenho em PIB per capita.


O que chama a atenção, entretanto, é a ausência do Rio Grande do Sul. Um estado que difundiu o cooperativismo, que levou essa bandeira aos quatro cantos do Brasil, não figura entre as 300 maiores cooperativas do mundo. Isso é, no mínimo, um sinal de alerta.


De toda forma, fica evidente que aquelas cooperativas que adotaram gestão eficiente, compartilhada e planejamento estratégico consistente estão colhendo esses resultados. E depois de um ano desafiador, como foi 2025, alcançar esse reconhecimento eleva o moral do sistema.


Claro que, no cooperativismo, nenhum ano é igual ao outro. O que nunca muda é a disposição, a perseverança e o compromisso de quem lidera esses processos. Os nossos líderes.


Fonte: Fecoagro

Foto: Divulgação

Comentários


bottom of page