top of page

Ministério da Agricultura apreende 17 toneladas de agroquímicos contrabandeados

  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais, em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e com a Polícia Civil realizou a Operação Defense com o objetivo de coibir um esquema ilícito de importação, fabricação, manipulação e comercialização de agrotóxicos por estabelecimento clandestino.


Durante a operação, foram apreendidas aproximadamente 17 toneladas de agrotóxicos e fertilizantes irregulares, além de outros produtos ainda não identificados, porém em situação irregular por estarem armazenados conjuntamente e de forma precária no mesmo galpão onde eram realizadas a manipulação e o fracionamento clandestinos dos produtos.


Ainda durante a ação, foram detectados vários produtos sem qualquer identificação, além de outros em que a rotulagem em língua estrangeira não condizia com a tradução impressa no produto, possivelmente com o intuito de burlar os procedimentos exigidos durante o processo de importação. Os produtos eram fracionados e manipulados no próprio galpão e comercializados sem atender aos mínimos requisitos necessários, sem receituário agronômico e sem bula.


O prejuízo estimado ao infrator em produtos apreendidos foi de mais de 3 milhões de reais. A introdução irregular, a fabricação e a comercialização ilícita de agrotóxicos no Brasil, além de infração administrativa, também podem configurar crime contra a saúde pública, ambiental e de contrabando.


As operações especiais de fiscalização e coerção a atividades ilícitas têm como objetivos principais resguardar os ativos agropecuários do País, além de proteger a saúde da população e o meio ambiente, evitando ainda a concorrência desleal no comércio de insumos agrícolas e permitindo que os produtores rurais tenham acesso a produtos seguros e de qualidade comprovada. A operação aconteceu no estado de Minas Gerais.


Fonte: Gov

Foto: Divulgação

bottom of page