Seminário de Líderes debate mercado agrícola em Xanxerê
- Editora Expressão
- 8 de jan.
- 2 min de leitura

Evento debateu produtividade de grãos e leite, orçamento sindical e fortalecimento das ações do Sistema Faesc/Senar-SC na região
Em Xanxerê, o Seminário de Líderes Rurais, realizado em dezembro passado, debateu o mercado agrícola para 2026, com avaliação da produtividade de grãos e leite, setores de destaque na região. O encontro ocorreu na sede da AABB e contou com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC.
O presidente do Sindicato Rural, Enori Barbieri, apresentou as ações realizadas ao longo do ano e fez uma explanação sobre o orçamento do Sindicato para 2026. Ele também abordou a Convenção Trabalhista do setor para o próximo ano e analisou a situação dos produtores de leite, lembrando que Xanxerê concentra alguns dos maiores produtores do Estado.
“Foi um ano de muito trabalho e de responsabilidade com os nossos produtores. Acompanhar a Convenção Trabalhista e fortalecer o setor leiteiro, que precisa manter sua força em Xanxerê, são metas importantes para 2026. Nosso compromisso é seguir defendendo o produtor rural e buscando equilíbrio para garantir a sustentabilidade das atividades no campo”, destacou Barbieri.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, também participou do evento e salientou que a atuação do SENAR/SC, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), contribui diretamente para melhorar a gestão das propriedades, aumentar a produtividade e garantir mais segurança e qualidade de vida às famílias rurais.
“Quando levamos assistência técnica, capacitação e orientação até o produtor, estamos cuidando não apenas da produção e da economia local, mas das pessoas que vivem no campo. Isso faz toda a diferença e é o nosso maior compromisso”, afirmou Zanluchi.
O seminário também contou com a palestra “Campo Futuro de Grãos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e consultor técnico de Xanxerê, Otacílio Pasa, que apresentou números e perspectivas para a produção de soja, milho, feijão e trigo em 2026.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a relevância do seminário como espaço de diálogo e planejamento, especialmente em uma região estratégica para a produção de grãos e leite em Santa Catarina. Ele destacou a importância de antecipar cenários e fortalecer a organização dos produtores diante dos desafios do mercado.
“Discutir hoje o mercado agrícola de 2026 é dar ao produtor a chance de se preparar melhor para o futuro. Xanxerê tem um papel fundamental na produção de grãos e de leite do nosso Estado, e encontros como este fortalecem a tomada de decisão, a organização do setor e a sustentabilidade das propriedades rurais”, afirmou Pedrozo.
Fonte: FAESC/SENAR










Comentários