Rede trifásica assegura mais potência, estabilidade e desenvolvimento no campo na região Sul de Santa Catarina
- Editora Expressão
- 25 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

A melhoria foi realizada pelo cooperativismo catarinense, com o apoio da SICOS
A Cersul executou mais uma grande obra de modernização da rede elétrica no Sul do Estado, com a instalação de rede trifásica compacta com condutores protegidos. A obra beneficiará as localidades de Sapiranga, Linha Mota, Jacaré e Barra do Cedro, no município de Meleiro. As localidades de São Pedro e São Jorge, no município de Forquilhinha, também serão agraciadas, já que a rede será interligada com outro segmento de rede tronco formando uma “anel”.
A trifásica permite a distribuição mais equilibrada da carga elétrica, reduz perdas, melhora a eficiência do sistema e traz mais estabilidade no fornecimento de energia. Além disso, a tecnologia minimiza flutuações e garante um fornecimento mais confiável, aumentando a potência para o atendimento de estufas de fumo, bombas para irrigação, que se espalham por todo o trecho da rede, e cultura do maracujá.
A instalação proporcionará uma redundância na alimentação em momentos de falha da rede, o que, a depender da ocorrência, diminui o tempo de falta de energia. O sistema que foi substituído possui extensão aproximada de 4,7km. Para a implantação foram substituídos 139 postes de média tensão. Esta é a segunda parte do projeto, que interliga a rede, a primeira parte também envolveu cerca de quase 5km de rede revitalizada.
Parte dos recursos é proveniente da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica (PEACESC), por meio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SICOS).
Fonte: Assessoria de Comunicação Cersul.
Editado por: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC.














Comentários