top of page

Navegando juntos e remando na mesma direção

Por Vanir Zanatta - Presidente do Sistema OCESC
Por Vanir Zanatta - Presidente do Sistema OCESC

Com o tema “Navegando juntos. Remando na mesma direção”, o Sistema Ocesc, com apoio do Sescoop, realizou na semana passada, em Florianópolis, mais uma edição do Encontro RH+Coop, integrando profissionais de Recursos Humanos que atuam nas cooperativas catarinenses.


O objetivo foi promover um espaço de aprendizado e inspiração, engajando equipes e impulsionando estratégias inovadoras, além de aprimorar a capacidade de adaptação e fomentar a responsabilidade socioambiental no ambiente cooperativista.


A programação do RH+Coop abordou temas importantes para a área, como endomarketing, criatividade, mudança, adaptação e ESG. Em um ambiente aconchegante, cuidadosamente decorado conforme o tema, os palestrantes apresentaram conteúdos atuais e relevantes. A iniciativa reforça o compromisso do Sistema Ocesc e do Sescoop em treinar, formar e aperfeiçoar os colaboradores das cooperativas, seguindo o princípio de que pessoas bem preparadas oferecem mais segurança e melhores resultados às cooperativas e aos cooperados.


O Sescoop/SC tem implementado um diversificado programa de capacitação em todas as áreas profissionais das cooperativas, oferecendo oportunidades para todos os setores que buscam aperfeiçoamento, atualização tecnológica e alinhamento com as demandas do mercado atual.


A inteligência artificial, as mídias sociais, as novas opções tecnológicas e as ferramentas de trabalho não substituem a força humana — devem ser utilizadas para potencializar o desempenho das pessoas. Essas ferramentas estão disponíveis no mercado, oferecendo oportunidades permanentes, e as cooperativas precisam estar alinhadas a essa realidade. Quem não acompanhar as transformações do mundo econômico e digital acaba ficando para trás, perdendo competitividade gerencial e, consequentemente, econômica diante daqueles que aceitam e se adaptam mais rapidamente às mudanças.


O Sistema Ocesc está atento e procura oferecer oportunidades a todos. No entanto, a demanda por produtos e serviços que precisam ser enfocados também deve partir das próprias cooperativas.


O regramento legal da aplicação dos recursos do Sescoop segue uma diretriz nacional; entretanto, as adaptações em cada estado podem ser feitas conforme as necessidades locais. A gestão atual do Sistema Ocesc está aberta a sugestões e disposta a romper com a mesmice — cômoda e confortável, mas nem sempre capaz de atender aos anseios das cooperativas.


É importante lembrar que os recursos do Sescoop têm origem nos colaboradores das cooperativas. Embora parte do valor recolhido permaneça destinada aos custos operacionais e burocráticos, conforme determina a legislação, é fundamental que a parcela destinada aos estados seja aplicada de forma otimizada, gerando resultados concretos que realimentem o ciclo virtuoso: quanto mais preparadas as pessoas — colaboradores ou dirigentes — estiverem para a gestão, melhores serão os resultados e a geração de novos recursos, possibilitando mais formação, informação e valor agregado ao público-alvo — os associados de todas as cooperativas.


Fonte: Sistema OCESC

Comentários


bottom of page