Livro coloca o cooperativismo entre nações mais desenvolvidas do mundo
- Editora Expressão
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Já pensou em viver em um lugar onde a economia é mais justa, o trabalho mais colaborativo e as decisões são tomadas de forma democrática e inclusiva? Esse lugar existe e se chama Coopland, um território que exibe indicadores econômicos com destaque global. Carimbar o passaporte para ingressar nesta nação imaginária está ao alcance de todos: basta se associar a uma cooperativa.
Este é o tema do novo livro de Marcelo Vieira Martins, autor do cooperativismo brasileiro e diretor executivo da cooperativa de crédito Unicred União.
Intitulada Coopland – Passaporte para o sucesso, a obra teve sessão de autógrafos durante o primeiro dia do Legado Coop, em Nova Petrópolis (RS). Outras sessões estão previstas para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Legado Coop, que aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, na Linha Imperial, discute a gestão e a inovação no cooperativismo, com a participação de lideranças nacionais e internacionais do setor.
No livro, Martins reúne dados que mostram o impacto do cooperativismo em nível mundial. De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), mais de um bilhão de pessoas estão ligadas a cooperativas, o que representa um em cada oito habitantes do planeta. As cooperativas também são responsáveis por cerca de 10% dos empregos formais no mundo, contribuindo para inclusão, capacitação e desenvolvimento regional. Se formassem uma nação, aponta o autor, seria uma das mais desenvolvidas do mundo.
“Esses números não vêm de governos ou grandes corporações. Eles vêm de organizações formadas por pessoas comuns, que decidiram fazer negócios de forma diferente: mais humana, equilibrada e, sobretudo, cooperativa”, explica Martins. “Mais do que um título que criei para definir essa nação imaginária, Coopland é um convite a um novo modo de viver, trabalhar e prosperar. Um chamado para repensarmos o futuro dos negócios, da economia e das relações humanas pela ótica da cooperação.”
Além de demonstrar o vigor do movimento, a obra traz explicações acessíveis dos conceitos e da linguagem que regem o universo das cooperativas. Martins convida o leitor a preencher um mapa múndi com suas experiências nesse ambiente para que os leitores registrem suas incursões por Coopland, ou seja, suas histórias reais no mundo do cooperativismo. Nas sessões de autógrafos, um carimbo do autor convida o leitor a ingressar no território da cooperação.
Coopland - Passaporte para o sucesso é o quinto livro de Marcelo Vieira Martins, que já vendeu mais de 20 mil exemplares de suas obras sobre cooperativismo. O autor foi reconhecido com prêmios como nacionais o Aberje, nas edições de 2021 e 2022, e eleito Influenciador Coop do Brasil no biênio 2023/24 pelo Sistema OCB, entidade que representa as cooperativas do país. A publicação é da Vigia Editora e já está disponível para venda no site marcelovieiramartins.com.br e nas livrarias.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comments