Governador lança programa de fortalecimento do ensino agrotécnico das casas familiares
- Editora Expressão
- há 2 horas
- 2 min de leitura

O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhado da vice-governadora, Marilisa Boehm, lançaram em Florianópolis, o Programa de Fortalecimento do Ensino Agrotécnico das Casas Familiares Rurais na sede da Epagri.
Com isso, a gestão das onze Casas Familiares Rurais vai ser feita pela própria Epagri, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e as prefeituras, com o objetivo de fortalecer a educação básica e o ensino médio técnico e garantir a sucessão rural no estado.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Kênia Scarduelli, também participou do ato. “É um investimento que estamos fazendo.
Quando se investe em educação, não é despesa. Estamos fazendo esse investimento porque as Casas Familiares estavam muito aquém do que poderiam ser. Essas casas fazem parte do desenvolvimento de Santa Catarina e precisávamos que elas tivessem aprendizado e um fim específico. Esse é o nosso incentivo para que o jovem fique na agricultura. As pequenas propriedades deram certo em Santa Catarina e é o modelo que queremos manter”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O programa prevê investimento do Estado de R$17,6 milhões nas Casas Familiares Rurais, destinados ao custeio das unidades e à aquisição de veículos, computadores, móveis e materiais didáticos.
Também estão previstos recursos para financiamento de projetos produtivos de jovens agricultores e pescadores por meio das políticas Realiza e Conecta Jovem. “Além da oportunidade de ampliar o conhecimento técnico, os jovens também podem colocar em prática novos projetos nas propriedades, com apoio dos programas que já executamos. São linhas de financiamentos para investimentos e melhorias nas propriedades, proporcionando mais renda e incentivos para permanecer”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.
Atualmente, essas onze Casas Familiares Rurais atendem cerca de 650 estudantes de mais de 60 municípios, majoritariamente filhos de agricultores familiares. As unidades estão localizadas em Armazém, Caibi, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Modelo, Quilombo, Riqueza, São José do Cedro, Saudades, Seara e Xaxim.
Fonte: Epagri
Foto: Roberto Zacarias / Secom GOVSC






