top of page

Fundação ALB, mantida pela Aurora Coop, celebra 18 anos e projeta novas ações para 2026

  • há 51 minutos
  • 4 min de leitura

Ao completar 18 anos de atuação hoje (18/02), a Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), mantida pela Aurora Coop, inicia 2026 com uma agenda repleta de ações sociais, ambientais e culturais. A data projeta um ano simbólico e celebra a trajetória da entidade construída junto às comunidades onde a mantenedora está presente.


Para o diretor-presidente da Fundação, Oscar Trombeta, o atual momento é de fortalecimento das ações. “A trajetória construída até aqui permite avançar, alcançar mais pessoas e fortalecer a presença da Fundação nos territórios onde atua. O aniversário marca esse movimento de crescimento da cooperação e do seu impacto social”, afirma.


Entre os principais destaques de 2026 está a celebração dos 25 anos do projeto A Turminha da Reciclagem, prevista para abril, com ações especiais e atividades educativas ampliadas. O calendário do ano também prevê a realização do Casamento Cooperado em São Miguel do Oeste (SC), mantendo uma das iniciativas mais tradicionais da Fundação, além de Ações Cooperadas em Aratiba (RS), Brasília (DF) e Maravilha (SC), fortalecendo a presença da entidade em diferentes regiões do país.


Outra novidade é o lançamento do Conecta Imigrantes, um curso de qualificação voltado a colaboradores imigrantes da Aurora Coop, com turmas em Erechim (RS) e Guatambu (SC), que irão atender cerca de 60 participantes, com foco no desenvolvimento profissional, integração e valorização de talentos. Também está programada uma nova edição do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência, que será realizada em Tapejara (RS), dando continuidade a uma formação reconhecida pela inclusão e pela geração de oportunidades há 15 anos.


A diretora administrativa da Fundação, Sonara Ramos, avalia que 2026 será um ano de impactos expressivos e duradouros. “O aniversário da Fundação nos convida a valorizar o que foi construído e, ao mesmo tempo, a ampliar o alcance das ações. Seguiremos atuando de forma integrada, com foco nas pessoas e no desenvolvimento social”, destaca.


AVALIAÇÃO 2025


O planejamento de 2026 tem como base a atuação desenvolvida ao longo de 2025, período em que a Fundação manteve sua presença ativa em diferentes frentes. No último ano, foram realizadas 918 ações nas áreas social, ambiental e cultural, com impacto direto em mais de 36 mil pessoas em oito estados brasileiros. As iniciativas envolveram 1.722 voluntários da Aurora Coop de 37 unidades e somaram mais de 7,5 mil horas de trabalho voluntário. A abrangente atuação rendeu à Fundação o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).


No campo do voluntariado, as campanhas de doação de sangue resultaram em 903 doações em 2025, que podem ter beneficiado até 3,6 mil pessoas. As Ações Cooperadas ocorreram em Chapecó (SC), Nova Santa Rita (RS), São José dos Pinhais (PR) e, pela primeira vez, no Nordeste, em Santa Terezinha (PE), ampliando o alcance social da Fundação.


O Casamento Cooperado foi realizado em São Lourenço do Oeste (SC), formalizando a união de 23 casais. Desde 2009, a iniciativa que fortalece vínculos familiares e comunitários já soma 35 edições e oficializou o casamento de 1.077 casais.


AMBIENTAL


No eixo ambiental, a Fundação reforçou sua atuação em educação e conscientização ao legitimar o compromisso com as dimensões econômica, social e ambiental. O projeto A Turminha da Reciclagem atendeu 4.485 alunos em 2025, com atividades lúdicas e educativas sobre gestão de resíduos e preservação do meio ambiente. A relevância do projeto foi reconhecida com Menção Honrosa no Fórum ODS 2025, pelo Movimento ODS Santa Catarina.


Paralelamente, as campanhas permanentes de reciclabilidade resultaram na coleta de 19 toneladas de tampas plásticas e lacres de alumínio ao longo do ano. Desde 2020, já são mais de 60 toneladas de tampas plásticas encaminhadas à reciclagem, que beneficiaram diretamente 136 famílias em vulnerabilidade e contribuíram para a redução de emissões de gases de efeito estufa e do consumo de recursos naturais.


A Analista de Programas Sociais da Fundação, Darcivana Squena, destaca que o engajamento da comunidade tem sido fundamental para o fortalecimento das ações ambientais. “As iniciativas já ultrapassaram os muros da cooperativa. Hoje, colaboradores e comunidade caminham juntos, compreendendo que pequenas atitudes são capazes de gerar impactos sociais e ambientais muito relevantes”, afirma.


DIVERSIDADE


Na área da diversidade, 2025 marcou os 15 anos do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência, com a realização simultânea de duas turmas, em Guatambu e Pinhalzinho (SC), formando 39 alunos. O projeto capacita pessoas com deficiência para o ambiente profissional, por meio de encontros e oficinas durante o ano, e encerra as atividades com a formatura no evento Viva as Diferenças, que na última edição reuniu mais de mil pessoas. Em 15 anos, o curso já formou mais de 300 alunos e cerca de 40% deles conquistaram uma colocação no mundo de trabalho.


Além do curso, as ações de diversidade também contemplam a participação em fóruns e palestras, assim como a promoção de sensibilizações do público interno da Aurora Coop sobre temas como violência doméstica e abusos contra crianças e adolescentes. A Analista de Programas Sociais, Gabriela Concolatto, enfatiza que as ações fortalecem a inclusão social e promovem o debate sobre proteção, direitos e acessibilidade. “Essas ações ampliam oportunidades e promovem maior autonomia. É um compromisso permanente com uma sociedade mais justa e acessível”, sublinha.


Ainda, o Programa de Dança manteve atendimento médio de 120 crianças e adolescentes no ano, com aulas gratuitas e oficinas educativas em Chapecó (SC), encerrando o ciclo com a realização da 17ª Mostra Cultural em dezembro.



Fonte: MB Comunicação

bottom of page