Formação em escolas agrícolas estaduais é reforçada com participação da Cidasc
- Editora Expressão
- há 4 horas
- 1 min de leitura

Os Centros de Educação Profissional (Cedups), mantidos pelo Governo do Estado, são um elo importante na preparação de jovens para o mercado de trabalho. Das vinte unidades em operação, cinco oferecem o Ensino Técnico em Agropecuária, atendendo mais de 1400 alunos.
Em 2025, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) estabeleceu parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epagri), que tem a responsabilidade administrativa sobre estas escolas. O objetivo foi aprimorar a abordagem de conteúdos relacionados à defesa agropecuária, capacitando melhor os futuros profissionais quanto às boas práticas voltadas à sanidade animal, sanidade vegetal, saúde ambiental e à produção de produção de origem animal, dentro do conceito de ‘uma só saúde’ que permeia as ações da Cidasc.
O balanço do primeiro ano de cooperação foi positivo, com a realização de aulas especiais e palestras, cujos temas foram definidos de acordo com as principais demandas e características das regiões onde os Cedups estão localizados.O Cedup Água Doce é um dos que recebeu atividades educativas conduzidas pela Cidasc.
Para 2026, o Departamento Estadual de Educação Sanitária da Cidasc trabalha na elaboração de materiais educativos específicos para os alunos dos cursos técnicos. O objetivo é dar suporte às ações educativas desenvolvidas pelos colaboradores dos departamentos regionais, além de fortalecer ainda mais o processo de qualificação junto aos Cedups. A
atuação da Cidasc junto às instituições de ensino técnico resulta em ganhos significativos para a defesa agropecuária catarinense, ao mesmo tempo em que contribui para a disseminação de práticas de saúde pública e biosseguridade, fatores essenciais para a sustentabilidade e a prosperidade da economia do Estado.
Fonte: Cidasc
Foto: Divulgação










Comentários