top of page

Cooperja e Epagri realizam o 2º Encontro Regional de Bananicultores

ree

A bananicultura, uma das atividades agrícolas mais relevantes do Sul Catarinense, foi o tema central do 2º Encontro Regional de Bananicultores, realizado recentemente, no auditório da Cooperja, em Jacinto Machado. O município, atualmente é o 4º maior produtor de banana de Santa Catarina e o principal produtor de banana prata do estado, conta com cerca de 415 famílias que têm na atividade sua principal fonte de renda. 


O evento reuniu centenas de produtores, técnicos e autoridades, entre eles o prefeito de Jacinto Machado, Sander Just, o secretário de Agricultura do município, representantes de sindicatos, Credija, Cresol e lideranças do setor. A abertura foi conduzida pelo vice-presidente da Cooperja, Antonio Moacir De Noni, e pelo gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira. 


Promovido pela Epagri e Cooperja, com apoio de entidades e empresas parceiras, o encontro abordou os principais desafios e oportunidades da cadeia produtiva da banana. O engenheiro agrônomo Dr. Michael Mazurana palestrou sobre “Tecnologia de aplicação para a cultura da banana”, seguido por uma mesa-redonda sobre mercado e comercialização, conduzida por Diogo Semprebon, Assistente técnico do Pomar Cooperja. 


De acordo com o extensionista rural Natan da Rosa Porto, um dos organizadores, o encontro proporcionou aos bananicultores acesso a informações atualizadas capazes de elevar a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e ampliar a rentabilidade das propriedades. 


No período da tarde, os participantes acompanharam atividades práticas no Campo Demonstrativo da Cooperja (CDC), onde puderam observar, em campo, técnicas de ensacamento, nutrição de plantas, novas cultivares de banana da Epagri e novas tecnologias de aplicação voltadas à bananicultura. 


Fonte: Cooperja  


Foto: Divulgação

Comentários


bottom of page