Cooperativismo no Sul é destaque da edição de dezembro da Revista Cooperativa
- Editora Expressão
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Publicação fecha o ano com reportagem especial, análises estratégicas e artigos exclusivos sobre o setor
A Revista Cooperativa inicia a circulação de sua edição de dezembro na segunda quinzena do mês e encerra o ano consolidando seu papel como publicação impressa oficial do cooperativismo catarinense. A Revista fecha seu primeiro celebrando parcerias, fortalecendo relações e ampliando o alcance de suas reportagens.
Nesta edição, a publicação reúne uma série de conteúdos especiais que refletem a força, a diversidade e o protagonismo das cooperativas do Sul do Brasil. Um dos grandes destaques é a matéria de capa, que traz um panorama exclusivo sobre o desempenho e as projeções do cooperativismo da região, na visão das lideranças da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS).
A reportagem reforça o movimento de expansão editorial da revista, que amplia seu olhar para divulgação além das fronteiras catarinenses. Foram entrevistados, presencialmente, os presidentes das três organizações estaduais. As entrevistas foram gravadas em vídeo e podem ser assistidas por meio do Qrcode presente na reportagem da edição impressa.
Outro destaque é o artigo especial de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, que assina o conteúdo da seção Especial com a reflexão “O Sul que inspira o cooperativismo brasileiro”. A edição também apresenta uma viagem pelas raízes da cooperação na região Sul, com o texto da historiadora Elisandra Forneck.
Os principais eventos do sistema também ganham espaço. Entre eles, o Fórum de Dirigentes Cooperativistas, organizado pelo Sistema OCESC, que reuniu mais de cem lideranças para discutir tendências, desafios e caminhos para o futuro sustentável e tecnológico do setor. A edição destaca ainda o Integracoop, o maior evento esportivo do cooperativismo brasileiro, que mais uma vez demonstrou como competição saudável e espírito cooperativo podem caminhar lado a lado. A revista também dá espaço às demais ações, iniciativas e eventos realizados pelo setor cooperativista que movimentaram o trimestre, como o tradicional Michuim, Ceditec e RH Coop.
Crescimento
Ao avaliar o encerramento deste primeiro ano da Revista Cooperativa, a diretora de conteúdo Andressa Recchia reforça o propósito coletivo da publicação:
“Encerramos 2025 honrados pelas relações que construímos e pelas histórias que tivemos o privilégio de contar. A revista cresceu, ganhou novos parceiros e ampliou seu alcance, sempre com o compromisso de dar voz ao cooperativismo e suas iniciativas”.
Rodrigo Coutinho, presidente da Editora Expressão, responsável pela publicação, também destaca a consolidação da revista no cenário cooperativista regional:
“Acreditamos no potencial transformador da comunicação. Este primeiro ano mostrou que a Revista Cooperativa tem relevância, identidade e credibilidade e continuará avançando com ainda mais força em 2026.”
O avanço da Revista Cooperativa foi impulsionado pelo apoio fundamental das instituições e cooperativas que acreditaram na proposta editorial e contribuíram para sua consolidação como veículo oficial do cooperativismo catarinense.
O agradecimento se estende a todos os apoiadores que estiveram ao lado da publicação ao longo de 2025: Sistema OCESC, Sistema Ailos, Cooperalfa, Auriverde, Aurora Coop, Cooperitaipu, Audiconsult, Ceraçá, Cerpalo, Rede Cooper, Cooperja, Cooperzem, Cootravale, Cresol, Sicoob Central, Sicredi, Unicred União, Unimed Santa Catarina, Fecoagro, Coopercargo, Transpinus, Uniodonto, Sicoob Credisulca, Unimed Mercosul, Coocam, Tô Indo e Ubots. Fonte: Editora Expressão










Comentários