top of page

Cooperativismo ganha destaque no Prêmio Expressão de Ecologia 2025

ree

Evento valoriza iniciativas sustentáveis e reforça o protagonismo das cooperativas na construção de um futuro mais equilibrado


No dia em que se celebrou a 31ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, o cooperativismo catarinense teve um papel de protagonismo, com homenagens, prêmios e discursos que reforçaram sua relevância para o desenvolvimento sustentável no Estado e no país.


Realizado no Jurerê Beach Village, no último sábado (27), o evento reuniu lideranças, especialistas, empresários e representantes do setor público ambiental para prestigiar projetos de impacto socioambiental e destacar as instituições que colocam em prática a pauta  ESG (Environmental, Social and Governance) - Ambiental, Social e Governança.


Entre os principais homenageados estavam entidades cooperativistas que mostram uma trajetória de compromisso com o meio ambiente e com as comunidades locais.



O cooperativismo foi um dos eixos centrais da premiação. Três instituições em especial ganharam destaque: A Aurora Coop conquistou o Troféu Onda Verde com o projeto “Produção Enxuta como Contribuição para Eliminar o Desperdício de Água”, inscrito na categoria Conservação de Água (Setor de Alimentos).


A FECOAGRO foi homenageada por seus 50 anos de história cooperativista, e seu diretor-executivo, Ivan Ramos, recebeu o Troféu Líderes de Expressão, além de fazer uma breve fala sobre sustentabilidade no setor agropecuário cooperativo catarinense.


ree

O Sicoob Central SC/RS, que celebra 40 anos de atuação, também foi reconhecido, com seu presidente Rui Schneider da Silva, na ocasião representado pela diretora de Riscos e Compliance, Elisete Cavalieri, recebendo o Troféu Líderes de Expressão.


“Essas homenagens reforçaram a visão de que cooperativas não são apenas negócios econômicos, mas agentes de transformação que podem conciliar eficiência, responsabilidade social e cuidado ambiental”, destaca o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho.


Voz do campo


Ao receber a homenagem, Ivan Ramos destacou a íntima relação do sistema cooperativista com o meio ambiente e a sobrevivência no campo. Mencionou que as cooperativas têm os mais expressivos exemplos de defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no campo.


O superintendente do SESCOOP/SC, Neivo Luiz Panho, também marcou presença no evento e participou diretamente da entrega dos troféus às organizações premiadas, reafirmando o compromisso institucional com união entre cooperativismo e meio ambiente. Na ocasião, ele representou o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Vanir Zanatta, uma das entidades apoiadoras do Prêmio Expressão de Ecologia.


Durante a cerimônia, também foi anunciada a abertura das inscrições para a 32ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, edição 2026, reforçando a continuidade da premiação como espaço de visibilidade e incentivo às práticas ambientais de impacto no Sul do Brasil.


Fonte: Revista Cooperativa

Comentários


bottom of page