Brasil amplia importações e exportações agrícolas em 2025
- Editora Expressão
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Em 2025, as importações brasileiras dos principais fertilizantes (Ureia, Nitrato e Sulfato de Amônio, MAP, DAP, SSP, TSP, Cloreto e Sulfato de Potássio) alcançaram 38,3 milhões de toneladas, superando as 38,1 milhões de toneladas registradas no ano anterior. O desempenho reforça um cenário positivo para a agricultura nacional, já que indica uma maior disposição dos produtores em ampliar a área plantada de grãos e elevar a produtividade média das lavouras.
A entrada de fertilizantes pelos principais terminais portuários brasileiros indica solidez na cadeia de suprimento e perspectivas positivas para a produção agrícola. Somados os recebimentos nos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), o volume importado em 2025 foi de 15,9 milhões de toneladas. O Porto de Paranaguá (PR) se manteve como principal canal de entrada de fertilizantes importados no país. Pelo terminal, foram internalizadas 8,7 milhões de toneladas no período. O porto de Santos totalizou uma movimentação de 7,1 milhões de toneladas em 2025.
Com relação as exportações, o Brasil ampliou os embarques de milho, soja e farelo de soja, com crescimento dos volumes exportados e reconfiguração positiva da logística portuária. O destaque foi para o avanço dos Portos de Paranaguá (PR) e do Arco Norte, além do protagonismo dos estados do Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul na origem das cargas.
Segundo dados da CONAB, ao todo, as exportações das três commodities totalizaram 172,3 milhões de toneladas no ano passado, um acréscimo de 6,21%, o que quer dizer 10,7 toneladas a mais que em 2024, ano no qual o resultado foi de 161,6 milhões de toneladas.
Fonte: Governo do Brasil, adaptado por GlobalFert
Foto: Canva/Divulgação






