top of page

2025 – Ano dourado para a FECOAGRO

ree

Por: Ivan Ramos


Estamos prestes a terminar o ano de 2025, época em que empresas, instituições e entidades de representação de segmentos econômicos ou sociais fazem um balanço de como foi o ano que está terminando. Certamente, nem todos encerram o período como esperavam ou planejaram, mas isso faz parte da vida. Como diz o ditado popular: “há quem chora e há quem vende lenços”, e assim a vida segue, sempre esperando dias melhores.


Para a Fecoagro, apesar dos problemas que afetaram os produtores rurais, as cooperativas e, por conseguinte, a federação, podemos dizer que foi um ano dourado. Ultrapassamos as metas planejadas em termos de resultados. Ao comemorarmos o cinquentenário de fundação desta federação, tivemos a oportunidade de reunir e homenagear os fundadores ou seus familiares, que foram responsáveis pela criação da entidade há 50 anos e possibilitaram que ela se tornasse uma instituição respeitada no mercado, nas cooperativas, na mídia e na comunidade.


As comemorações do cinquentenário desencadearam inúmeras homenagens públicas em diversas esferas — política, institucional, na mídia espontânea e nos meios agropecuários e cooperativistas. Mas, sem dúvida, a grande conquista operacional, responsável pela garantia de continuidade, foi o troféu “Ouro” no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, criado pelo Sistema OCB em nível nacional.


Através do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, executado pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, o programa visa estimular e disseminar a excelência em gestão nas cooperativas. Trata-se de um programa optativo, ou seja, a adesão é voluntária, mas, sem dúvidas, aquelas que participam estão um passo à frente em termos de eficiência gerencial.


O advento do Sescoop, em 1998, possibilitou que as cooperativas profissionalizassem suas equipes de gestores, em busca de melhor desempenho gerencial e operacional. Também permitiu que dirigentes, funcionários e até associados fossem mais bem preparados para a gestão.


O Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão tem quatro categorias, e cada uma delas premia três níveis: Bronze, Prata e Ouro, de acordo com a pontuação alcançada. As categorias são: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência em Gestão. A premiação ocorre a cada dois anos.


A Fecoagro ingressou mais tarde no programa, pois, até há pouco tempo, ele não era aberto para cooperativas de segundo grau, como é o caso da Fecoagro, que têm características diferentes de atuação. Já ultrapassamos o nível dos Primeiros Passos e atingimos o prêmio Ouro na categoria Compromisso com a Excelência. Ainda temos duas categorias a cumprir, previstas para 2027 e 2029. A cada avanço, as exigências de gestão se tornam maiores, e quando atingirmos a “excelência”, certamente estaremos em outro patamar de resultados para nossas cooperativas e seus cooperados.


O importante é que estamos avançando a cada edição. E isso só acontece porque contamos com o apoio incondicional do nosso presidente Arno Pandolfo e dos demais dirigentes eleitos, que definem as ações estratégicas da Fecoagro, além da participação efetiva dos funcionários em todos os setores e unidades.

O prêmio é estimulante, mas o mais importante é o resultado da eficiência na gestão. A cada edição, a responsabilidade cresce, e a satisfação do dever cumprido também é revigorante para todos os participantes do processo.


Portanto, todas as conquistas da Fecoagro até agora — em especial em 2025, quando completou 50 anos — devem-se ao esforço de todos: conselheiros, colaboradores e à força da união. Que em 2026 possamos continuar juntos, porque juntos somos mais fortes.


Pense nisso!

Comentários


bottom of page