top of page

2ª edição da Revista Cooperativa discute os impactos da inteligência artificial e amplia a representatividade dos ramos do cooperativismo

ree

A Revista Cooperativa, publicação da Editora Expressão, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), lança sua segunda edição em julho com a reportagem de capa que reflete sobre o desafio de integrar a IA ao cotidiano das cooperativas sem perder a conexão humana que caracteriza o modelo cooperativo. A publicação apresenta levantamento inédito realizado com 134 profissionais de comunicação de cooperativas associadas à OCESC, que demonstra que a utilização de IA ainda ocorre de forma inicial, preponderantemente nos em processos administrativos e em departamentos de marketing e comunicação. Também são abordadas as principais aplicações da IA em cada ramo, com depoimentos de quem vive essa transformação.


“Nesta edição, a Revista Cooperativa amplia sua abordagem editorial ao contemplar reportagens que representam a diversidade do cooperativismo”, menciona o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho, ao destacar que a edição traz matérias pontuais sobre cooperativas dos seguintes ramos: agropecuário (Aurora, Cooperalfa e Cooperja), consumo (Cooper), crédito (Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred e Viacredi), infraestrutura (Ceraçá, Cerpalo e Cooperzem), saúde (Sistema Unimed, Unimed Mercosul e Uniodonto) e transporte (Coopercargo, Cootravale e Transpinus), refletindo a pluralidade do modelo cooperativista e sua presença em diferentes áreas da vida social e econômica.


A edição também destaca duas datas simbólicas comemoradas em julho pelo movimento cooperativista: o Dia Internacional do Cooperativismo (Coops Day), celebrado desde 1923 e oficializado pela ONU em 1995; e o Dia C – Dia de Cooperar, que neste ano estreia nova data no calendário cooperativista, sendo comemorado no dia 30 de agosto.


Além do tema de capa, a revista traz uma análise do desempenho do cooperativismo catarinense, com dados atualizados da OCESC que evidenciam a força econômica, social e comunitária das cooperativas no estado. Os números referentes ao ano de 2024, como o faturamento de R$ 91 bilhões e 4,7 milhões de cooperados, reforçam a relevância do setor para a geração de empregos, renda e inclusão em todas as regiões de Santa Catarina.


Outro destaque da edição é a celebração dos 50 anos da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO), entidade que representa a união e a força da cooperação agropecuária. A reportagem destaca o lançamento do livro comemorativo da Editora Expressão que resgata a história da federação, suas conquistas ao longo das décadas e os desafios que se impõem para o futuro da agricultura cooperativista. Além disso, a revista conta com entrevista especial com Ivan Ramos, diretor-executivo, que também homenageia o cinquentenário da Fecoagro.


A revista também apresenta um artigo exclusivo assinado por Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, que apresenta a chegada do oitavo ramo do cooperativismo, o de Seguros, detalhando o potencial de expansão e os benefícios dessa nova vertente para o ecossistema cooperativo brasileiro.


Com um projeto gráfico renovado, mais leve e dinâmico, o novo visual, assinado pelo diretor de arte João Henrique Moço, proporciona uma leitura mais fluida e agradável, conectando o conteúdo à estética moderna da publicação.


Fonte: Revista Cooperativa

Comentários


bottom of page