
Com a presença do governador Jorginho Mello, do secretário da Agricultura Valdir Colatto, de deputados federais e estaduais, de lideranças cooperativistas de todo o estado, além de prefeitos e lideranças políticas da região, foi lançado, nesta quarta-feira, em Pinhalzinho, o Programa Terra Boa 2025, popularmente conhecido como Troca-Troca. O ato aconteceu durante a solenidade de abertura do Itaipu Rural Show, contando com a participação de agricultores, expositores e visitantes do evento.
O convênio foi assinado pelo presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, e pelo secretário da Agricultura, Valdir Colatto, com a assinatura testemunhada pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da Ocesc, Vanir Zanatta.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Coop e por emissoras de rádio da região.
Para este ano, estão sendo destinados R$ 116,8 milhões em incentivos fiscais às agroindústrias, para que essas repassem os recursos à Fecoagro, que, por sua vez, distribuirá às cooperativas a fim de garantir a execução do programa ao longo de 2025.
Os agricultores participantes receberão sementes e calcário, com pagamento após a colheita, a preço subsidiado ou em produto.
O programa prevê para este ano:
400 mil toneladas de calcário com subsídio nos custos de produção;
170 mil sacos de sementes de milho;
4.000 cotas de kits forrageiras;
2.000 kits de incentivo ao cultivo de solo saudável;
1.200 cotas de kits para apicultura;
13.000 abelhas rainhas;
5.000 hectares de plantio de cereais de inverno.
As regras do programa permanecem as mesmas praticadas no ano passado.
O calcário já está disponível para retirada nas cooperativas ou mineradoras, mediante apresentação da Autorização de Retirada, fornecida pelos escritórios da Epagri após análise de enquadramento dos agricultores. Apenas aqueles cadastrados no Pronaf podem participar do programa.
“Estamos investindo cada vez mais porque sabemos da importância do Terra Boa para a agricultura familiar catarinense. Esse é o maior aporte já feito no programa, e o nosso objetivo é garantir mais produtividade, renda e qualidade de vida para os agricultores”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o lançamento.
Fonte: Fecoagro com Governo do Estado
Comentarios