Inovação, propósito e legado nas cooperativas: SESCOOP/SC realiza Encontro do Diagnóstico de Governança e Gestão
- Editora Expressão
- 16 de mai.
- 2 min de leitura

Ao longo desta terça e quarta-feira, 13 e 14 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu o Encontro do Diagnóstico de Governança e Gestão (PDGC) – Ciclo 2025, em Florianópolis. Nesta edição, o evento reuniu 91 cooperativas dos sete ramos e cerca de 300 participantes, com 40% do público formado por presidentes, vice-presidentes e diretores, o triplo em relação à edição anterior.
O tema que norteou o Encontro foi “Avançando juntos e evoluindo para o mundo”, proporcionando reflexões sobre o papel das lideranças cooperativistas – tanto das atuais quanto das futuras –, além do fortalecimento da governança e da gestão. No primeiro dia, foram realizadas duas palestras: “Impactos da inteligência artificial no cooperativismo”, com Vinicius David, e “Relacionamento com o cooperado”, com Thais Jerônimo Duarte.
A primeira palestra abordou o uso da IA de forma estratégica, tornando-a uma ferramenta potencializadora, a fim de garantir a sustentabilidade das cooperativas. Já a segunda palestra tratou da importância da escuta ativa das cooperativas, considerando a diversidade dos cooperados em termos das gerações, gêneros e localidades, tendo como objetivo oferecer soluções mais assertivas, fidelizar cooperados e desenvolver uma relação de confiança mútua.
Para complementar a troca de conhecimento, ainda no primeiro dia ocorreram dois painéis temáticos: “As boas práticas que impulsionam o coop catarinense”, com a painelista Claudia Duarte dos Anjos, e “Liderança e melhoria contínua: como engajar times para a transformação”, com a painelista Luciana Matos Santos Lima.
No segundo dia, o aprendizado ficou por conta de Thiago Salgado, abordando o tema “Sucessão e governança cooperativista” em sua palestra. Ele explicou que a sucessão não é o fim, mas sim uma oportunidade estratégica para dar continuidade a tudo o que já foi construído, renovando ideias e fazendo a preservação de valores, preparando as novas lideranças cooperativistas para o futuro.
Já o palestrante Zeca de Mello tratou sobre “Cooperativismo: um legado de prosperidade”, refletindo que, para que as coisas funcionem, a confiança precisar funcionar. Além disso, explicou que a confiança é um pilar do cooperativismo e que ela precisa ser conquistada. Dessa forma, o legado está atrelado em cultivar relações, fidelizar e gerar permanência entre os cooperados e os associados das cooperativas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna SESCOOP/SC.
Commentaires