top of page

História e visão de futuro: Neivor Canton lota auditório na Itaipu Rural Show ao projetar rumos do cooperativismo brasileiro


Diretor-Presidente da Aurora Coop compartilhou com os participantes a história e resultados da cooperativa
Diretor-Presidente da Aurora Coop compartilhou com os participantes a história e resultados da cooperativa

O auditório principal da 26ª Itaipu Rural Show esteve repleto de espectadores, com mais de 350 pessoas, para assistir a palestra do Diretor Presidente da Aurora Coop, Neivor Canton. A história do terceiro maior grupo agroindustrial brasileiro da proteína animal, foi revisitada em dados, vídeos e nas principais conquistas alcançadas nos últimos anos ao projetar a visão de futuro da Aurora Coop acerca das tendências do mercado de carnes.



Mais de 350 pessoas lotaram o auditório do Itaipu Rural Show para ouvir sobre tendências do mercado de carnes e a transformação do cooperativismo. Foto: Édio Murer
Mais de 350 pessoas lotaram o auditório do Itaipu Rural Show para ouvir sobre tendências do mercado de carnes e a transformação do cooperativismo. Foto: Édio Murer

Narrada a partir da experiência de Canton, expoente do cooperativismo, a história do Sistema Aurora Coop está ancorada na cadeia produtiva da suinocultura, avicultura e lácteos. Na condição de cooperativa central, a Aurora Coop reúne 14 cooperativas filiadas, às quais estão associadas 87.346 famílias rurais cooperadas.

A Aurora Coop mantém um mix de mais de 850 produtos das marcas Aurora, Aurora Premium, Aurora Bem Leve, Nobre, Alegra e Peperi. Segundo o Ranking Kantar Brand Footprint Brasil, a Aurora – principal marca comercial da Aurora Coop - está presente em 77% dos lares brasileiros posicionando-se como a 10ª marca do mercado nacional em 2024.


“Estamos presentes em mais de 80 países do mundo. Isso se deve a um trabalho de harmonia, de coordenação perfeita que se faz do campo até o mercado consumidor”, sinalizou Canton.


  • Uma Cooperativa feita por pessoas


Com receita operacional bruta de R$ 24,9 bilhões em 2024, a Aurora Coop criou 2.510 novos postos de trabalho no ano passado e injetou bilhões de reais na economia dos municípios onde atua. “Na nossa grande organização social, a economia é uma grande preocupação também. Para administrar os interesses de 87.346 produtores rurais que estão agregados às 14 cooperativas filiadas, desenvolvemos um projeto que possa processar, industrializar suínos, frangos, laticínios e peixes. Nossa dedicação é para atender tudo o que os produtores no campo desejam”, afirma Canton.


Maior case de intercooperação do Brasil, o Sistema Aurora Coop é referência. Com aperfeiçoamento contínuo destinado aos empresários rurais cooperativistas e atesta a qualidade por meio de reconhecimentos das práticas sustentáveis no campo.  “O produtor é um verdadeiro empresário rural, que precisa fazer a gestão da propriedade, atuar como um contador e idealizador. Nós precisamos ter muita harmonia e nos estruturamos para atender aos interesses das cooperativas agrícolas e dos produtores. Para isso, nós evidenciamos nosso quadro com mais de 46 mil colaboradores, distribuídos nas diversas áreas, desde o campo, nas fábricas, na área comercial, apoio. Isso faz com que o nosso produto, por meio da marca Aurora, seja reconhecido mundialmente”, salientou Canton.


  • Fundação Aury Luiz Bodanese


Com mais de 930 ações promovidas em 2024, a Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela Aurora Coop, consolidou seu compromisso com a inclusão social, a sustentabilidade e o fortalecimento do cooperativismo. Com quatro programas principais – Voluntariado, Ambiental, Diversidade e Dança – a entidade impactou diretamente 54.941 pessoas em diversas regiões do país, conforme último relatório anual.


  • Neivor Canton


Natural de Ipumirim (SC), Neivor Canton celebra uma vida dedicada ao cooperativismo. Foi presidente da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), presidiu a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). É graduado em Direito e especialista em Direito Tributário e Administrativo.


  • Itaipu rural show


Impulsionador do agronegócio catarinense, a 26ª Itaipu Rural Show iniciou no último dia 19 de fevereiro e segue até sábado, dia 22. O show tecnológico apresenta mais de 300 expositores e estima 50 mil visitantes. “A dedicação da Cooperitaipu em organizar esse evento é louvável. A cada ano, mais empresas estão dispostas a fortalecer esse empreendimento de sucesso que é a Itaipu Rural Show. Caminhando pela feira, eu vejo as inovações, novos espaços e tecnologias. Nós vamos assistir esse evento se tornar um dos maiores do país”, finaliza Canton.


Fonte: Assessoria de comunicação - Aurora Coop



Comments


bottom of page